Menu

Dezembro 2017

5 de dezembro de 2017

Ler Online Download pdf

Prezados leitores, o Boletim BMJ de dezembro conta com análises dos mais variados temas, com relevância tanto no âmbito nacional quanto internacional.

Em “Reflexos sobre a Negociação Mercosul-União Europeia: haverá acordo?”, o consultor externo da BMJ, Rui Faria da Cunha, analisa o acordo de livre comércio que deve ser assinado entre a União Europeia e o Mercosul neste mês. Ele explora o que poderia impedir a conclusão do acordo e como esse impasse afetaria a relação bilateral Brasil-EU.

Já o artigo dos assistentes em Relações Governamentais, Vinícius Teixeira e Isadora Silveira, explorou a atuação brasileira na COP-23 e detalhou o que foi efetivado na conferência, realizada entre os dias 6 e 17 de novembro.

Na matéria de capa dessa edição “Rotulagem nutricional: entenda o debate”, as consultoras da BMJ, Bruna Ribeiro e Verônica Prates, explicam detalhadamente o debate que está ocorrendo em volta da rotulagem nutricional no Brasil e no mundo. Além disso, analisam quais são os dois modelos que estão sendo propostos hoje no Brasil: o modelo de “advertência” e o modelo “semafórico”.

Em seguida, Gabriela Rosa, assistente em Assessoria Tributária, expõe as dificuldades do desenvolvimento da tributação face à modernização da economia e tecnologia no artigo “Economia e tecnologia: Como a tributação responde?”.

Na seção “Comércio em Foco”, tratamos da terceira economia mais competitiva da América Latina, a Colômbia.

Por último, apresentamos também a agenda da Organização Mundial do Comércio (OMC) referente a dezembro e um balanço dos principais acontecimentos de novembro.

Boa leitura!

Mariana Lyrio

CATEGORIA:

Assessoria de imprensa

  1. Mariana Lyrio
  2. comunicacao@barralmjorge.com.br
  3. + 55 61 3223-2700